quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Bets

Bets, Bet ou Taco é um jogo de rua, que descende do "cricket" inglês. No país inteiro conta-se que o jogo era praticado por ingleses da compania Melhoramentos e o nome "bets" seria uma homenagem a rainha Elizabeth. Outros dizem que estes mesmos funcionários usavam o termo "bets" pois jogavam o cricket valendo dinheiro através de apostas que em inglês é "bets". Jogado por quatro pessoas, com o auxílio de duas "bets" de madeira, uma bolinha de borracha e duas bases feitas de madeira ou garrafas do tipopet. A dupla que não tem a "bets" tem o objetivo de mandar a bolinha de tênis na direção da "casinha" da dupla que tem as "bets", e estes por suas vez têm o objetivo de rebater a bolinha e trocar de base, equivalendo cada troca a 1 ponto. O objetivo é chegar a 10 e numa última "beteada" ganhar o jogo cruzando as "bets". Este jogo leva o nome de "jogo de taco" na região sudoeste do Brasil.

Regras

Jogadores praticando bets
Cada lançamento da bola, visando a "casinha" colocada no lado oposto, deve ser feito tomando-se por base a casinha mais próxima. Não se pode ultrapassa-la para se efetuar o lançamento. Feito este, o defensor da casinha visada pode tentar rebater a bola lançada, mas não é obrigado a faze-lo. Se não acertar, o
jogador adversário que está atrás da casinha visada, passará a ter a posse da bola e fará o lançamento contra a casinha oposta.
O
jogo difere para cada região do país, abaixo será descrito a regra mais básica e tradicional.
Para quem tem as "bets":
É permitido "betear" apenas uma vez por jogada.
Caso um dos
jogadores errar a "beteada" e a bolinha encostar no jogador, perde-se os "bets".
Deve sempre ficar com a bets na area delimitada para o mesmo. Só tirar na hora de mudar de base, quando o
adversário estiver correndo atrás da bolinha resultante da sua "beteada".
Betar a bolinha o mais longe possivel para trocar de base com o seu parceiro e faturar 10 pontos em cada troca
Quando atingir 10 pontos, é preciso dar uma ultima betada e cruzar os bets entre as duas "casinhas" e ganhar o
jogo.
É permitido betar apenas para frente, ou para o lado, toda "betada" que a bolinha vá para traz os dois
jogadores são penalisados e caso acumule 3 perde-se os Bets.
Nunca derrubar a "casinha". Caso algum dos
jogadores derrube, mesmo que acidentalmente, perde a "bets"
Os dois
jogadores sem o "bet" só conseguem os "bets" das seguintes maneiras:
Derrubando a casinha do
adversário, quando este erra a "beteada"
"Queimando" o
adversário (jogando a bolinha na pessoa), caso ele esteja com a "bets" fora da delimitação onde a "bets" deve ficar.
Quando o
adversário betar é necessário que um dos jogadores busque a bola e mande-a para o seu parceiro, assim ele pode derrubar a "casinha" ou "queimar" o adversário caso ele ainda esteja cruzando as bases (Só pode derrubar a "casinha" do oponente o jogador que estiver com a bolinha na mão)
Se um dos
jogadores pegar a bolinha no ar, quando o adversário "betear", ganha-se os "bets".


As regras variam conforme a região onde se joga. Segue lista de outras regras:
É permitido "betear" várias vezes por jogada.
A bolinha pode acertar o batedor que não tem problema.
Deve sempre ficar com a bets na area delimitada para o mesmo. Só tirar na hora de mudar de base, quando o adversário estiver correndo atrás da bolinha resultante da sua "beteada".
Betar a bolinha o mais longe possivel para trocar de base com o seu parceiro e faturar 1 ponto em cada troca
Quando atingir 24 pontos, é preciso dar uma ultima betada, derrubar as casinhas, cruzar os bets entre as duas "casinhas", contar até o número de pontos estabelecidos, gritar vitória 1 2 3 e ganhar o jogo.
É permitido betar apenas para frente, ou para o lado, toda "betada" que a bolinha vá para traz os dois jogadores são penalisados e caso acumule 3 perde-se os Bets, porém o adversário não pode esquecer de pedir licensa na hora de pegar a bolinha resultante desta 3ª penalidade, caso contrário perde o direito de pegar a bets.
Nunca derrubar a "casinha". Caso algum dos jogadores derrube, mesmo que acidentalmente, perde a "bets"
Pode-se paralisar a contagem de ponto dos adversários que estão com a bets caso a bolinha seja arremessada de onde foi pega e cruzar o meio do campo. Porém deve-se tomar cuidado pois os batedores podem tentar rebater a bolinha.
Os dois jogadores sem o "bet" só conseguem os "bets" das seguintes maneiras:
Derrubando a casinha quando a bets está fora do circulo delimitado.
Quando o adversário betar é necessário que um dos jogadores busque a bola e mande-a para o seu parceiro, assim ele pode derrubar a "casinha" ou "queimar" o adversário caso ele ainda esteja cruzando as bases (Só pode derrubar a "casinha" do oponente o jogador que estiver com a bolinha na mão)
Se um dos jogadores rebater com as duas mãos a bolinha no ar, quando o adversário "betear", e gritar vitória 1 2 3 ganha-se as "bets".

Nenhum comentário:

Postar um comentário